O futebol em grama sintética conquista o Brasil
O Futebol Society é uma modalidade esportiva derivada do futebol. Participam do jogo dois times com sete jogadores cada, num piso de grama sintética. O tempo de jogo normalmente é de 50 minutos, dividido em duas partes de 25, com 10 minutos de intervalo.
A história do futebol society vem de 1950, quando no Rio de Janeiro, praticava-se o futebol de amigos nos quintais dos casaroes da Tijuca, iniciando-se com o primeiro campo na rua Uruguai,574 - Tijuca, de propriedade de José Coelho, o Juca. Na época, Juca acabou servindo de motivaçao para outras famílias que viviam em seus casaroes como o da Rua Sao Paulo, no Bairro Sampaio e na casa das pedras no alto da Boa Vista, também criarem seus campos para a prática deste esporte. As regras eram adaptadas do futebol, mas sem impedimento, com cobranças de faltas diretas de seu próprio campo como acontece ainda hoje. Havia somente uma área e suas medidas eram de 25x50 mts, dentro dos padroes da época. Nos próximos anos o futebol society foi evoluindo com a criaçao de campos e clubes poe todo Brasil. No Rio Grande do Sul, iniciou-se, na década de 60, o futebol sete, com torneios que ocorreram entre times brasileiros e uruguaios nas cidades vizinhas de Santana do Livramento (Brasil) e Rivera (Uruguai). Mais tarde, o atravessou as fronteiras e chegou aos estados vizinhos de Santa Catarina e Paraná.
O Futebol Society tomou um grande impulso devido ao fechamento dos campos de futebol de várzea, pois ocupavam um grande espaço enquanto o Society, por ser menor e nao necessitar de grandes áreas, foi se adaptando a essa nova realidade. No início, a maioria de seus participantes eram pessoas com idade girando em torno de 40 a 50 anos, que gostavam de futebol mas nao se adaptavam ao Futebol de Salao, preferindo o Society por ser mais parecido com o Futebol de Campo.
O movimento do Futebol Society em Sao Paulo, capital, deu-se por volta de 1985, com o fim dos campos de várzea devido a grande expansao demográfica. Entao foram criados os de grama natural em mansoes do Morumbi, onde executivos encontravam-se para bater sua bola e terminar com o famoso churrasco. Os primeiros campos, com o objetivo de locaçao para a prática extra-oficial do público em geral, foram construídos de areia e surgiram no bairro do Itaim por volta de 1988. Nada era organizado e as regras utilizadas eram também as mesmas do futebol sem impedimento, assim como a bola utilizada era a do futebol.
No interior de Sao Paulo, devido a abundância de campos de grama natural em pequenas chácaras, jogava-se o esporte ainda com o nome de Futebol Suíço. Com o desenvolvimento da modalidade, o número de adeptos foi crescendo acompanhado do surgimento de empreendimentos para a locaçao comercial de campos.
Em 1988, existiam em Sao Paulo, perto de 350 campos, todos com sistemas de iluminaçao, bons vestiários, estacionamento e lanchonetes. As Escolas de Futebol, antes sediadas nos campos maiores, foram gradativamente se transferindo para esses novos centros esportivos.
Ainda em 1988, fundou-se a Federaçao de Futebol que para unir todos os nomes passou a se chamar Society. Junto com a fundaçao foram criadas as primeiras regras e bola oficial da modalidade. Desde entao, as regras e todo material esportivo vem sofrendo uma série de modificaçoes visando sempre a melhoria e a evoluçao do esporte.
A chegada da grama sintética foi um sucesso total, pois em pouco mais de 2 anos sao milhares em todo Brasil, sendo o primeiro instalado em Sao Paulo no Jardim Aeroporto, com grama importada da Holanda. Hoje é um dos esportes mais praticados no País com 9 milhoes de participantes, em 4.000 campos, nas 24 Federaçoes Estaduais, 150 Ligas Municipais e na Liga Nacional.
Os campos de areia estao sendo rapidamente trocados pelos de grama sintética, além do surgimento de vários novos campos de Futebol Society, engrandecendo ainda mais este esporte, que já é considerado um dos mais praticados em todo o Brasil.
O futebol society hoje é sinônimo de jogo em gramado sintético. Apesar da história apontar para o gramado natural no início, poucos atletas alugariam um campo com este gramado. A jogabilidade é ótima no sintético e o campo está disponível o tempo todo, sem a necessidade de descanso do natural. Por "jogabilidade" entenda a interaçao do jogador com o gramado e da bola com o gramado.
Para que um gramado possa ser considerado de qualidade, devem ser observadas algumas características específicas, tais como rebote da bola, distância de rolamento da bola, resistencia do gramado a manobras rápidas (carrinho, drible, etc) e outras como comportamento da bola em ângulo e abrasividade do filamento.
Fonte:http:
//www.sportgrass.com.br/produtos.php